Priscilla Azevedo

Psicoterapia Presencial e Online

A aplicação da psicoterapia pode melhorar bastante a qualidade de vida do paciente desde que seja bem aplicada, e isso vale para adultos, adolescentescrianças e idosos. Veja aqui alguns dos principais benefícios que você pode proporcionar como psicoterapeuta especializado:

Autoconhecimento

Durante as conversas, é bem provável que algumas questões de personalidade individual venham à superfície. Muitas pessoas passam por momentos de angústia por não saberem o que querem ou por não ter uma identidade bem definida, especialmente na adolescência.

Mais autoconhecimento pode ajudar uma pessoa a lidar com essas questões, auxiliando-a a encontrar um objetivo que seja mais gratificante ou lidar com sua situação atual de outra perspectiva. E as conversas com o terapeuta são um ótimo caminho para isso.

Lidar com a origem de problemas emocionais

Um dos maiores benefícios da psicoterapia de forma geral é dar foco à causa central de qualquer angústia ou questão emocional. O que a maioria das pessoas faz é lidar com essas dificuldades de forma superficial. Por exemplo, comer algum doce quando se sente triste.

Isso pode resolver questões imediatas, mas não é tão útil no médio e longo prazo. Tentar aprofundar essas conversas e encontrar a causa central dessas angústias é a melhor maneira de amenizá-las, especialmente se for algo intenso e muito recorrente.

Trabalhar habilidades específicas

A psicoterapia também pode ter um objetivo mais prático em mente, especialmente quando a questão central do paciente é algo relacionado a alguma habilidade específica, como comunicação ou interação social. Afinal, muitas outras dificuldades e questões emocionais podem ser causa ou consequência da falta de tais habilidades.

Dependendo da abordagem, isso torna as sessões um pouco mais regradas, pois há um objetivo bem claro em mente. Se isso envolver alguma outra questão emocional, é bem provável que esse sintoma também se torne aparente depois de algum tempo.

Diminuir a necessidade de medicamentos para tratar certas condições

Para muitos pacientes, as conversas com o psicoterapeuta não são suficientes. Aqueles que possuem autismo, quadros mais sérios de depressão e ansiedade ou outra doença neurológica que afete o seu estado emocional, precisam de medicação adequada para ter uma vida mais funcional.

Porém, depender apenas de medicação não é o melhor caminho, pois ela tende a perder o efeito ao longo do tempo, fazendo com que seja necessário tomar dosagens cada vez maiores. Com o apoio da terapia, é possível diminuir o peso da medicação no tratamento sem perder em resultados.

Oportunidade de se expressar sem restrição

Um dos maiores benefícios da psicoterapia é que ela é um espaço seguro e sigiloso para o paciente. Quando alguém busca um terapeuta, espera ser bem acolhido e ter seus sentimentos validados, sem julgamento. Isso quase sempre ajuda as pessoas a se expressarem de forma mais aberta e direta, o que, por sua vez, também facilita a condução do tratamento.

Permite a elaboração de sentimentos

Por fim, mas não menos importante, boa parte das angústias que as pessoas sentem são causadas quando alguém não sabe como nomear e expressar seus sentimentos. Isso geralmente acontece com indivíduos que retêm suas emoções por muito tempo e acabam não desenvolvendo as habilidades necessárias para fazê-lo.

Ter a ajuda do terapeuta facilita bastante a elaboração de emoções, pois permite que elas sejam colocadas em palavras e discutidas mais a fundo. Com o tempo, essas sensações podem ser elaboradas pelo próprio paciente.

Agora que você entende melhor os benefícios da psicoterapia, é hora de considerar esse tratamento. Independentemente da abordagem, tal processo contribui bastante com o bem-estar dos pacientes.

Fonte: COGNITIVO 

Consultoria em saúde mental nas empresas

Meu objetivo é promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo através da implementação de programas de saúde mental personalizados, apoiando o bem-estar emocional dos colaboradores e reduzindo o estresse no local de trabalho.

Pré-natal Psicológico

Pré-Natal psicológico (PNP) é um acompanhamento complementar ao pré-natal ginecológico, onde utiliza-se de intervenções grupais para avaliação da saúde emocional das gestantes oportunizando espaços de trocas de suas experiências, vivências, alegrias, tristezas, fantasias, medos e angústias advindas desse processo, visando prevenir agravos de doenças psíquicas no pós-parto, e promoção de saúde mental. Podendo ser realizados em grupo ou individual.

Orientação Profissional

O programa de Orientação Profissional objetiva conhecer: Competências; Habilidades sociais; Habilidades cognitivas; Interesses profissionais e gerais; Perfil de personalidade; Autoconceito;Vida escolar, familiar e social; As profissões e o mercado de trabalho; Prospecções e projeto de vida; Escolha baseada em evidências, com a participação ativa de ambas as partes, no caso, empirismo colaborativo.

Coaching

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente 

Depoimentos do Curso de Vivência - Autocompaixão - desenvolva sua força interna.

5/5
A vivência no grupo Autocompaixão – Desenvolvendo sua força interna, foi um aprendizado incrível o qual estou buscando colocar em prática no meu cotidiano, um exemplo disso é a meditação que aos poucos estou evoluindo nessa experiência o que para mim era algo bem difícil de por em prática, me auxiliando na desaceleração do dia a dia. O grupo me trouxe um autoconhecimento, de buscar uma mudança melhor para comigo mesma, uma renovação por intermédio de um olhar bondoso para a realidade e compreensão do nosso processo de mudança a fim de que possamos buscar um equilíbrio entre o esforço, a aceitação, o processo de transformação e a mudança radical.
Grazielly Maria Cavalcante Viana
Participante
5/5
Participar dessa vivência, foi um momento de descobertas, bem estar e Autocuidado para mim. Principalmente no contexto de Pandemia que estamos atravessando... Onde costumamos nos cobrar tanto, em querer controlar, prever. Precisamos olhar para dentro de nós, nos enxergar com carinho, dar vazão as emoções, nos acolher. A Autocompaixão me proporcionou isso: o encontro comigo mesmo!
Tácio Luciano da Silva
Participante
5/5
A vivência sobre Autocompaixão trouxe numa manhã de imersão vários insights para potencializar nossa força interna, dentre elas, a autocompaixão é uma habilidade que pode ser aprendida. Mas não adianta ter a técnica certa, as melhores teorias a motivação certa se forem feitas só de vez em quando. Eis que o segredo é tudo isso sendo Feito todo Dia!
Keynne Sampaio
Participante